MONTES CLAROS BATS SE PREPARA PARA A COPA DO BRASIL DE FLAG 2022

Fundado em maio de 2019 na cidade de Montes Claros/MG, o Montes Claros Bats é uma das equipes mais jovens do estado e se prepara para a VIII Copa do Brasil de Flag 5×5, sua primeira competição a nível nacional. Em dezembro de 2021, a equipe fez a sua estreia no cenário estadual no II Campeonato Mineiro de Flag 5×5, no qual terminou em quinto lugar geral, com duas vitórias e duas derrotas.

A Touchdown Mineiro conversou com João Alberto, fundador e presidente da equipe.

João Alberto, fundador e presidente do Bats.
Foto: Tiago Munden

TDMG – Antes de falarmos sobre os assuntos relacionados a equipe eu tenho uma dúvida pessoal: por que o nome Bats? São fãs do Batman ou o pessoal que morcegava durante o treino?

João Alberto – Eu criei o nome, não foi um conceito criado a partir do coletivo. Sempre achei um animal extremamente interessante e acho que poderia se relacionar bem com o esporte de alguma maneira. E sim, sou bastante fã do Batman.

TDMG – Como surgiu o Montes Claros Bats?

João Alberto – Em outubro de 2018 eu e mais um amigo, que não faz mais parte da equipe, começamos a fazer alguns lançamentos e correr algumas rotas em um campo aqui na cidade após o treino de Rugby. Aos poucos fomos reunindo algumas pessoas no “boca a boca” mesmo. Em maio de 2019 resolvemos dar forma a isso com a criação da equipe.

TDMG – Como tem sido os treinos visto que ainda se faz necessário os cuidados em relação a covid-19?

João Alberto – Estamos mantendo os treinos da mesma maneira, apenas afastando quem apresentar sintomas gripais, principalmente porque quase todos já se vacinaram com as duas doses.

TDMG – Como foi participar do II Campeonato Mineiro de Flag, visto que foi o primeiro da equipe?

João Alberto – Foi uma experiência incrível, praticamente um divisor de águas. Nosso objetivo era apenas realizar as partidas com intensidade e força de vontade. Pontuar em algum jogo seria consequência. Porém, com o saldo de duas vitórias e duas derrotas nós superamos, e muito, as expectativas.

TDMG – Então ficar no “Top 5” deu mais ânimo a vocês?

João Alberto – Mais ânimo, porém mais responsabilidade. A sensação é que o sarrafo subiu. As metas agora precisam ser superiores a aquelas estipuladas antes do Mineiro.

Montes Claros Bats a caminho da cidade de São João Del Rei/MG para o Campeonato Mineiro de Flag
Foto: Arquivo Montes Claros Bats

TDMG – E o que vocês estão fazendo de diferente para se sobressaírem na Copa do Brasil de Flag 5×5?

João Alberto – Mantivemos a pegada dos treinos. Porém, aumentamos a rotina do grupo que deve participar da copa e incluímos novas práticas, tudo isso aliado a experiência adquirida no campeonato mineiro.

TDMG – Qual a expectativa para o campeonato a nível nacional? O Bats trará o título inédito para Minas Gerais?

João Alberto – A expectativa é alta, principalmente porque somos muito novos no cenário do esporte, mas vamos empregar todos os esforços possíveis para desempenhar um bom papel na competição nacional.

TDMG – Além da equipe masculina, vocês pensam em desenvolver a equipe feminina?

João Alberto – A feminina já está em processo de formação e atualmente temos três atletas dando início ao projeto. Nesse ano isentamos a mensalidade para facilitar e atrair mais atletas na categoria.

TDMG – Atualmente quantos atletas vocês possuem na equipe?

João Alberto – Associados, ao todo, são 38, sendo 31 atletas homens, 3 atletas mulheres e 4 não atletas.

TDMG – A camisa de vocês é igual a utilizada por quem joga na categoria fullpad. O Bats tem alguma intenção de migrar para essa categoria?

João Alberto – Estamos na fase de aquisição de equipamentos. Nosso objetivo, nesse primeiro momento, é obter uma quantidade mínima de helmets e shoulders até o meio do ano que vem e, a partir daí, começar o fullpad, contudo, sem abandonar o flag.

Montes Claros Bats após enfrentar o Ibirité Cowboys.
Foto: Tiago Munden

As inscrições da VIII Copa do Brasil de Flag 5×5 finalizou no final de Janeiro de 2022 com participação recorde de 103 equipes inscritas, sendo 68 times masculinos e 35 times femininos, de 43 cidades representando 20 estados mais o Distrito Federal vindo das cinco regiões do Brasil. A equipe sede de cada região decidirá juntamente com os outros times qual a melhor data para que os jogos sejam realizados até o dia 30/04/2022.

A Super Final Masculina será em Junho de 2022, enquanto a Super Final Feminina será em Agosto de 2022 por conta da participação da Seleção Brasileira de Flag Feminino no World Games que será realizada em Julho de 2022 na cidade de Birmingham, nos E.U.A.

Arte: CBFA – Confederação Brasileira de Futebol Americano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *