A última rodada da Copa Ouro 2018 foi de encher os olhos. Com direito à transmissão das partidas, pela página da Federação Mineira de Futebol Americano (FEMFA) e um ótimo público na Arena Frigoarnaldo, em Contagem/MG, o time da casa derrotou o América Locomotiva 2, por 22×15.
A equipe de desenvolvimento alviverde abriu o placar com uma pick six, do CB #21 Teodoro, após uma leitura mal feira do QB #12 Bernardo, do time do Inconfidentes, e XP convertido pelo K #75 Big-Mac.
Já no segundo quarto de jogo, o time de Contagem permitiu que o seu quarterback fosse sacado, dentro de sua própria endzone, pelo DE #91 Lucas Acácio, convertendo o safety em favor da equipe Americana, e ampliando o placar para 9×0.
Nesta hora do jogo, o América Locomotiva precisava tirar uma diferença de saldo de 53 ponto, em relação ao Tigres Futebol Americano e, ao mesmo tempo, torcer pela derrota da equipe de Ipatinga, que jogaria mais tarde contra o Galo Futebol Americano.
Na volta do intervalo, o América Locomotiva ainda ampliaria o placar com o WR #19 Matheus Afonso, após um longo passe de seu quarterback, fazendo a recepção atrás do defensor de Contagem e colocando 15×00 no placar. O ponto extra não foi convertido por Big-Mac.
Porém, a equipe do Inconfidentes não baixou a moral e reagiu na partida. O QB de Contagem entregou a bola para o RB #30 Alisson, que fez uma corrida pelo lado esquerdo do ataque e entrou na endzone do Coelho, diminuindo o prejuízo para 15×07, após o XP do Kicker #2 Vidal.
E a reação não acabou por aí. Após um bad snap do Center do Locomotiva, a bola foi rolando até a endzone, sendo recuperada pelos jogadores do América. Porém, como a jogada foi declarada encerrada na endzone do Coelho, o Inconfidentes aumentou o placar com o safety, passando à 15×09.
Após outra belíssima campanha ofensiva do Contagem Inconfidentes, o RB #1 Caíque, na linha de 01 jarda, conseguiu entrar na endzone e empatar a partida em 15×15, dando contornos dramáticos para o final do jogo.
Neste momento, o Locomotiva viu-se obrigado a jogar com todas as forças para o ataque, pois uma derrota acabaria com as chances de título da equipe Americana.
E, em uma dessas campanhas ofensivas, o LB #42 Rezende, forçou um fumble no QB (que mais foi uma roubada de bola), e retornou para a endozne, ampliando o placar para 22×15 e dando números finais ao jogo.
Com o resultado, o Contagem Inconfidentes encerrou a sua participação na Copa Ouro com 2 vitórias e 2 derrotas, em 4º lugar. Agora, o foco da equipe principal da equipe de Contagem/MG, é a disputa da BFA 2º divisão (antiga Liga Nacional de Futebol Americano), onde tentará um acesso à principal divisão do F.A Brasileiro. A equipe 2 do América encerra também com campanha 2-2 e agora foca no campeonato mineiro e na BFA.
Texto: Yago T. Glatz