Copa Ouro chega a rodada final com três possíveis campeões

Criado pela Federação Mineira de Futebol Americano (FEMFA), a Copa Ouro é um campeonato destinado a equipes que estão em desenvolvimento ou para times que possuem uma equipe de desenvolvimento no estado de Minas Gerais. A primeira edição aconteceu em 2017 com a participação das esquipes BH Eagles Desenvolvimento, Minas Locomotiva 2, Betim Bulldogs Futebol Americano, Piratas da Serra e Nova Serrana Forgeds, tendo o Locomotiva 2 como campeão.

A segunda edição começou em Outubro de 2018 com as equipes do América Locomotiva 2, Tigres Futebol Americano, Contagem Inconfidentes Desenvolvimento, Matias Barbosa Primatas e Galo Futebol Americano 2 e, após alguns contratempos, terá o seu término neste final de semana, dia 13/01/2019 na cidade de Contagem.

A grande diferença da segunda edição para a primeira é que, neste ano, a competição chega a rodada final com três equipes podendo sagrar-se campeão devido ao regulamento da competição ter sofrido alterações no dia 22/12/2018, informado nas redes sociais da FEMFA. Inicialmente haveria uma final, porém, devido às fortes chuvas que ocorreram na cidade de Contagem / MG em Novembro, não foi possível a realização da terceira rodada, prevista para dia 11/11/2018, acarretando no atraso do término da competição. Com isso em vez da final, o regulamento para determinar o campeão foi alterado para Campeonato de Pontos corridos, e os critérios são:

a) Confronto direto
b) Saldo de Ponto
c) Tochdowns feitos
d) Tochdowns Sofridos
e) Menor número de jogadores ejetados
f) Sorteio

O campeão da II Copa Ouro será definido neste final de semana e, das quatro equipes que irão jogar, três tem a possibilidade de conquistar o campeonato.

Tigres Futebol Americano – Foto: Redes Sociais do Tigres

Após ficar sem atividade por mais de quatro anos, o Tigres Futebol Americano retornou aos gramados com metade do elenco sem nunca ter usado um shoulder ou helmet na vida e está invicto na Copa Ouro, com uma campanha 3-0. Para conquistar o tão desejado título, a equipe do Vale do Aço só depende dela mesmo precisando vencer o Galo 2 por qualquer placar. Porém, como o seu adversário também está na briga pelo título, deve encontrar um jogo bastante difícil pela frente.

América Locomotiva 2 – Foto: Jheff Bertoudo

O Locomotiva 2 está em segundo lugar com uma campanha 2-1, já que perdeu para o Tigres na primeira rodada. Porém a equipe alvi-verde ainda tem chances de conquistar o título. Para este feito, com base no atual saldo de ponto até o momento, deverá vencer o Contagem Inconfidentes Desenvolvimento por uma diferença de 53 e torcer para que o Galo 2 vença o Tigres por qualquer placar.

Galo F.A. 2 – Foto: Lethy Guerra Fotografia

O Galo 2 ocupa a terceira colocação, com uma campanha 2-1, já que perdeu para o Locomotiva 2 na terceira rodada. Das equipes na luta pelo título, o Galo 2 é a equipe que mais terá dificuldade para conquistar o campeonato. Isso porque, com base no saldo de ponto até momento, precisa vencer o Tigres por uma diferença de 63 pontos e torcer para que o Inconfidentes Desenvolvimento vença o Locomotiva 2 por qualquer placar.

Contagem Inconfidentes Desenvolvimento – Foto: Lethy Guerra Fotografia

O Inconfidentes Desenvolvimento ocupa o quarto lugar na tabela com uma campanha 1-2. Apesar do pouco tempo de existência da equipe de desenvolvimento, o time demonstrou um bom nível técnico e tático fazendo bons jogos. Mesmo sem chances de vencer o campeonato, promete fazer um jogo difícil contra o Locomotiva 2.

Matias Barbosa Primatas – Foto: Lehty Guerra Fotografia

O Matias Barbosa Primatas terminou a Copa Ouro em último lugar, com uma campanha 0-4. A equipe da Zona da Mata migrou da categoria No Pads (sem equipamentos) para a Fullpads (com equipamentos) há poucos meses e usou a competição para ganhar experiência. Apesar de não ter ganho nenhum jogo teve uma boa atuação, perdendo por detalhes.

Giuliano Grotto, Presidente da FEMFA – Foto: Arquivo Pessoal

Para Giuliano Grotto, Presidente da FEMFA, o objetivo foi totalmente atingido e fica muito feliz em chegar a uma final onde temos três equipes com chances reais de ser campeão é simplesmente perfeito. “A Copa Ouro é importantíssimo para o início, reinicio e desenvolvimento de todos os times e este é o caminho para desenvolvimento contínuo em Minas Gerais. Todas as cinco equipes jogaram muito bem e poderiam estar disputando o título, pois o nível está muito equilibrado”.

De acordo com Grotto as maiores dificuldades são sempre as mesmas. “Estamos longe de um campeonato sustentável onde os times pelo menos não tenham custos, mas estamos trabalhando duro para que num futuro próximo isso aconteça. Acreditamos que quando dermos condições para que novas equipes participem sem se preocupar com os gastos, teremos muito mais equipes”, conclui o Presidente.

Thiago Simão, Presidente do Contagem Inconfidentes Futebol Americano – Foto: Arquivo Pessoal

A rodada final é uma parceria entre FEMFA e o Contagem Inconfidentes Futebol Americano. Em conversa com Thiago Simão, presidente do Inconfidentes, para os dois jogos haverá banda de Rock, DJ, transmissão online, telão interativo para quem estiver na arena esportiva, foodtrucks, loja de materiais do Inconfidentes e Importados de NY, espaço kids para as crianças, sorteio de brindes e a apresentação da equipe feminina fullpad do Inconfidentes.

Troféu e medalha do Campeão e Vice-campeão da II Copa Ouro
Foto: Giuliano Grotto

A rodada final da II Copa Ouro será neste domingo, dia 13/01/2019, na Arena Frigoarnaldo no Bairro Eldorado, Contagem, a partir das 13:00 hs com o jogo entre Contagem Inconfidentes Desenvolvimento x América Locomotiva 2 e às 16:00 hs com o jogo entre Tigres Futebol Americano x Galo F.A. 2. O ingresso custa R$ 10,00 e a entrada será pela rua Riso do Prado, Nº 25.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *