América Locomotiva e Galo Futebol Americano darão o kickoff na BFA de 2018 neste final de semana. A Touchdown Mineiro conversou com Thiago Paranhos, Presidente do Locomotiva, e Wesley Oliveira, Presidente do Galo, sobre a participação na competição nacional.
América Locomotiva
O América Locomotiva fez uma excelente campanha no Campeonato Mineiro conquistando o vice-campeonato. O que podemos esperar da equipe para a BFA?
Podemos esperar um ótimo campeonato. Temos planos ambiciosos, mas que tem que ser concretizado rodada a rodada e já começamos com uma pedreira que é o Botafogo Reptiles. Esperamos nos dar bem e conquistar as vitórias necessárias para primeiro irmos aos playoffs.
No elenco do Locomotiva vimos que a categoria de base foi bastante utilizada no Campeonato Mineiro. Para a BFA eles também continuarão?
Na verdade o elenco de base do Locomotiva é o Locomotiva. Nós formamos atletas, então quando ressaltamos que temos jogadores Sub – 19 e da Copa Ouro é porque queremos mostrar o trabalho que é feito com eles e investimos nesse desenvolvimento. Todos os atletas que participaram no Mineiro estão inscritos na BFA e certamente serão usados. Tivemos atletas que não puderam participar do Mineiro por situações pontuais mas que retornam para a BFA.
O América Locomotiva já passou por diversos momentos dentro do FABR, mas nunca parou as suas atividades. Qual o segredo para superar as dificuldades e continuar nos trilhos após todos estes anos?
Nós já passamos por momentos difíceis, momentos vitoriosos e já temos muitas histórias para contar. Tudo o que passamos foi moldando o nosso caráter e, com isso, fomos vendo o que de fato é necessário fazer. Nunca pensamos em ganhar o torneio amanhã. Mesmo quando trouxemos dois jogadores gringos em 2011, a ideia era desenvolver os nossos jogadores. Nunca pensamos a curto prazo, apesar de que deixamos de lado essa questão de gestão durante um tempo, mas a culpa não é de quem estava gerindo e sim que, na época, o futebol americano não via esta questão de maneira tão profunda. Quando tivemos a chance de melhorar essa situação, os outros times já tinham tomado a dianteira nesta questão e hoje estamos nos adequando querendo nos tornar tão competitivos quanto os demais times. Estudar o modelo que achamos justo e acreditar em nossos ideais foi o que sustentou o Locomotiva ao longo de todos estes anos. Não será a falta de dinheiro ou patrocínio que acabará com o Locomotiva. Assim eu espero. Passamos por situações esportivas que fazem parte. Esperamos conseguir chegar em um ponto mais alto do que a gente já alcançou até hoje. Todas as vitórias e derrotas são consequências e não é isso que tira ou coloca o Locomotiva no cenário nacional.
O América Locomotiva recebe o Botafogo Reptiles neste sábado, 21/07 às 14:00 h na Universo BH, em Belo Horizonte / MG. Ingresso a R$ 10,00.
Galo Futebol Americano
Desde a sua criação, o BH Eagles, hoje Galo F.A., veio com o desejo de ser campeão e, porque não, chegar até a NFL. A que você atribui ao sucesso da equipe que em menos de três anos conquistou quase todos os títulos que disputou?
Falar de FA hoje no Brasil sem falar do Galo FA é quase impossível. Iniciamos o projeto com uma pegada profissional. Não é fácil manter um nível alto. Sempre estamos correndo atrás de apoiadores e patrocinadores. Quando menos esperamos escapole um patrocínio ou apoiador, fazendo com que a gente nunca descanse. Nosso sucesso é sempre estar buscando o melhor para o time. Não temos férias, não temos feriado. A Diretoria respira FA sempre!
No ano passado o Galo F.A. foi campeão invicto da BFA e em 2018 foi Campeão Mineiro, também invicto. Qual a expectativa da equipe para a BFA deste ano?
A expectativa para BFA é sempre a melhor. Sabemos que no ano passado éramos uma incógnita na BFA. Muitos ainda duvidavam e mostramos a que viemos. Esse ano sabemos que somos a caça. Todos os times querem ganhar da gente e isso nos motiva ainda mais a trabalhar para mantermos a invencibilidade, que acredito ser um recorde no Brasil a ser batido. Estamos focados sempre!
Com um elenco repleto de grandes nomes nacionais e internacionais o Galo ainda não possui uma categoria de base para atletas, como o T-Rex ou o Locomotiva. Este projeto estão nos planos da equipe alvi-negra ou por enquanto o foco será apenas na BFA?
Sobre a categoria de base temos um Sub 19 forte que tem sempre vários atletas subindo e integrando o elenco principal. Só para título de informação, nós cedemos para a seleção mineira mais de 20 atletas. Agora acabamos de ter uma seletiva que está em fase final de análise da área técnica que irá formar uma base forte do Galo FA. Queremos ser referência no Brasil como celeiro de atletas de alto nível do FA. Esse ano já foram 3 atletas com bolsas estudantis quase integrais para jogar e estudar em College e High Schöll nos EUA, México e Canadá, de atletas formados em nossas bases. Temos o Ryan que está indo para o México com grandes chances de alcançar a NFL, principal liga americana. Creio que estamos no caminho certo. Os atletas que estão em nosso elenco além de jogarem pelo Galo FA, fazem parte da nossa comissão técnica dando treinos especializados para toda a nossa base.
O Galo F.A. viajava até a cidade de Vila Velha / ES para enfrentar o Tritões F.A. neste sábado, 21/07 às 13:00 hs no Campo do Tupy. Ingresso a R$ 12,00.