Seleção Feminina de Flag Football da Espanha perde vaga nos Jogos Mundiais 2025

A Seleção Espanhola feminina de flag football perdeu sua vaga para os Jogos Mundiais 2025, que serão realizados na China, devido à falta de recursos financeiros.

A equipe havia conquistado a classificação ao terminar em sexto lugar no Campeonato Mundial da modalidade, realizado em Lahti, na Finlândia, em 2024. No entanto, sem condições de arcar com os custos da viagem, a Espanha acabou perdendo seu lugar para a seleção italiana, que havia terminado a competição na oitava colocação.

Classificação e critérios de vaga

No Mundial de Flag Football em Lahti, as sete primeiras seleções garantiram vaga nos Jogos Mundiais 2025. O pódio foi composto por Estados Unidos, México e Japão, seguidos por Áustria, Canadá, Espanha e Grã-Bretanha. A Itália, que originalmente ficou na oitava posição, acabou “herdando” a vaga espanhola. O Brasil, por sua vez, terminou o torneio na Finlândia na 13ª posição.

(Foto: Lola Morales – FEFA)

A luta da Espanha por apoio financeiro

A Seleção Espanhola enfrentou dificuldades para garantir os recursos necessários para disputar os Jogos Mundiais e solicitou à Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF) uma extensão de prazo para buscar patrocinadores. Entretanto, antes mesmo de receber uma resposta oficial, a equipe foi surpreendida por uma publicação da seleção italiana anunciando sua participação no evento. Com isso, ficou claro que o pedido espanhol havia sido negado e que a IFAF optou por convidar a Itália para ocupar a vaga.

Realidade semelhante ao Brasil

A dificuldade financeira para competir em torneios internacionais é uma realidade que também afeta a seleção brasileira de flag football. Em 2021, as meninas do Brasil Onças alcançaram a quarta colocação no Mundial de Jerusalém, garantindo participação nos Jogos Mundiais de Birmingham, em 2022. Todas as viagens dos mundiais e competições internacionais até hoje foram arcadas do próprio bolso das atletas. No entanto, na edição de 2024, a equipe ficou na 13ª colocação, ficando fora da disputa pelo evento na China.

(Foto: Lola Morales – FEFA)

A decisão da Espanha foi que vão destinar os recursos para participar do campeonato europeu que vai acontecer na França. Este caso levanta mais uma vez um questionamento sobre o apoio financeiro e a estrutura oferecida às seleções que enfrentam dificuldades para competir no mais alto nível do flag football mundial. Com o crescimento da modalidade, a busca por investimentos e maior suporte é essencial para garantir que todas as equipes classificadas possam de fato disputar as competições internacionais.

Confira o comunicado oficial da federação espanhola:

“A Federação Espanhola de Futebol Americano (FEFA) lamenta informar que, devido à limitação do nosso orçamento, fomos obrigados a renunciar à vaga nos World Games da China 2025.

A FEFA comunicou à IFAF suas dificuldades econômicas, indicando que não poderia garantir a presença nos WG, e solicitou um prazo adicional de 45 dias para tentar encontrar um patrocinador que financiasse a competição. No entanto, a IFAF já havia entrado em contato com a Itália e oferecido a vaga, motivo pelo qual não nos foi concedido esse prazo adicional.

Todas essas informações foram repassadas ao CSD (Conselho Superior Desportivo), que insistiu para que nos concentremos e destinemos os fundos que nos são atribuídos aos campeonatos oficiais deste ano, os Campeonatos da Europa.

Essas informações não puderam ser divulgadas até hoje devido a um pedido de confidencialidade por parte da IFAF.

Desde a FEFA, queremos expressar nosso profundo pesar por esta situação e agradecer o esforço e comprometimento de nossas jogadoras, comissão técnica e torcedores, que trabalharam incansavelmente para representar a Espanha e posicionar nosso país na elite do fla football mundial. Seguiremos trabalhando para que todas e todos os nossos atletas possam participar de todos os campeonatos internacionais que forem organizados.

Além disso, reafirmamos nosso compromisso de continuar impulsionando o crescimento e desenvolvimento do nosso esporte na Espanha. Estamos certos de que nossas atletas se prepararão com o maior interesse e máxima dedicação para reconquistar o título europeu em Paris 2025.

Agradecemos a compreensão e o apoio de toda a comunidade do futebol americano nestes momentos complicados. Seguiremos trabalhando com determinação para superar esta situação e direcionar todos os esforços para poder participar nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.”

Confira publicação original publicada no Instagram da FEFA clicando aqui.  

Publicação da Itália sobre participação nos WG 2025:

“A FIDAF (Federazione Italiana di American Football) tem o orgulho de anunciar que a equipe nacional feminina sênior de flag football participará dos Jogos Mundiais de 2025 em Chengdu, na China.

Após o oitavo lugar nos Jogos Mundiais em Lahti e a desistência da sétima equipe classificada, a Itália recebeu um convite para participar da competição multiesportiva de maior prestígio depois das Olimpíadas. A Azzurre enfrentará México, EUA, Japão, Áustria, Canadá, Grã-Bretanha e China de 14 a 17 de agosto.

Outra oportunidade extraordinária de representar nosso país no cenário internacional.

Confira a publicação original da federação italiana sobre a confirmação da participação nos WG 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *