Campeonato Mineiro de Futebol Americano, resumão da história até aqui.

O Campeonato Mineiro chega em sua quinta edição, fechando com chave de ouro na Arena Independência! Vamos relembrar rapidamente a trajetória desse campeonato que nos proporcionou e continua nos proporcionando emoções.

O primeiro campeonato mineiro foi disputado em 2009, tendo como times participantes; Minas Locomotiva, Arcos Pegasus, Ipatinga Atroz, Juiz de Fora Red Fox e Uberlândia Lobos. Os times ainda eram half pads, sendo permitido o uso apenas do shoulder pad (quem tinha). Muitos jogaram sem pad, pois era um equipamento difícil e caro de adquirir. Não que hoje seja fácil se equipar, mas naquela época era ainda mais difícil. O time belo-horizontino se sagrou primeiro campeão mineiro e o Uberlândia Lobos vice-campeão.

Com 2 anos sem estadual, o segundo campeonato foi em 2012, com participação das equipes; Minas Locomotiva, Uberlândia Lobos, Ipatinga Tigres e Pouso Alegre Gladiadores. Nessa edição os times já estavam full pads. O Minas Bowl foi disputado entre Minas Locomotiva e Uberlândia Lobos no campo do Reinaldo em Nova Lima. Diante de 700 pessoas o Locomotiva conquistava o bicampeonato mineiro com placar de 43 x 6.

Dessa vez com intervalo de 3 anos sem estadual, a terceira edição do mineiro veio em 2016. Primeiro campeonato com possibilidade de outro time a conquistar o Minas Bowl. Participaram dessa edição; Minas Locomotiva, GET Eagles, Timóteo Titans, Pouso Alegre Gladiadores, Uberlândia Lobos e Uberaba Zebus. A abertura do campeonato já foi uma prévia do que seria a final. Os dois favoritos ao título; Locomotiva e Eagles, deram um show no jogo de abertura na própria Arena Independência. O Minas Bowl foi entre os favoritos Locomotiva e Eagles no Mineirão! Com narração in loco do mensageiro do caos Rômulo Mendonça e comentários de Paulo Mancha. Maior público de Minas Gerais e terceiro maior do Brasil, 8,7 mil pessoas presenciaram um espetáculo. Teve de tudo que possa imaginar nesse jogo. O placar de 21 x 17, sendo decidido nos últimos minutos, deu vitória ao agora tricampeão mineiro Minas Locomotiva. 

No ano seguinte, o Campeonato Mineiro 2017 teve confirmação das equipes; Minas Locomotiva, BH Eagles, Pouso Alegre Gladiadores, Juiz de Fora Mamutes, Paraiso Miners e Betim Bulldogs. O jogo de abertura foi entre Minas Locomotiva e Betim Bulldgos. Porém, após o primeiro jogo, o Pouso Alegre Gladiadores saiu do torneio por divergência entre partes, seguida também da saída do Locomotiva. E assim, a FEMFA cancela o Campeonato Mineiro daquele ano. Porém, mesmo sem mineiro no primeiro semestre, os times queriam disputar uma competição. Foi então que seis times se reuniram e criaram a Copa Minas, com participação dos times; Sada Cruzeiro, Juiz de Fora Imperadores, Paraíso Miners, Araxá Redwolves, Uberaba Zebus e Betim Bulldogs. Mais uma vez a Arena Independência serviu de palco para abertura do torneio. A final, chamada de Cemig Bowl, foi disputada entre Sada Cruzeiro e Juiz de Fora Imperadores, com vitória do Cruzeiro por 57 x 00. A FEMFA chancelou o Bowl e o título estadual foi reconhecido.

Em 2018, o campeonato mineiro retorna com a quarta edição. Maior número de equipes participantes da história do estadual. América Locomotiva, Uberaba Zebus, Paraíso Miners, Galo FA, Nova Serrana Forgeds, Piratas da Serra, Contagem Inconfidentes, Pouso Alegre Gladiadores, Betim Bulldogs e Cruzeiro Imperadores se dividiram em 3 grupos. Primeiro estadual com 3 times de BFA. Nessa edição o Tribunal de Justiça Desportiva foi implementado. O Minas Bowl disputado foi entre Galo FA e América Locomotiva. De 50 x 14, Galo vence seu primeiro campeonato mineiro e segundo estadual.

Campeonato Mineiro 2019. A quinta edição é marcada por um modelo diferente. Participantes: Galo FA, América Locomotiva, Betim Bulldogs, Pouso Alegre Gladiadores, Tigres FA, Juiz de Fora Imperadores, Nova Serrana Forgeds. As duas equipes da BFA Elite só entram nas semifinais. As outras equipes jogam a fase de grupos, onde quatro equipes se classificam para os playoffs. As duas melhores equipes disputam o Gerais Bowl. Gladiadores e Bulldgos duelaram pelo título do Gerais Bowl no Manduzão. Jogão! E a equipe de Pouso Alegre é consagrada campeã da primeira edição do Gerais Bowl. Na segunda fase, os finalistas da primeira fase enfrentaram os atuais campeões e vice-campeões. Sem nenhuma novidade, Galo e Locomotiva seguiram para o Minas Bowl V.

O jogo é amanhã (15) na Arena Independência com transmissão da Bandsports. Os portões abrem as 14h. Haverá show do intervalo. Venha prestigiar o futebol americano mineiro! #MinasTemFA #MinasBowl #MinasBowlNaBandsports

Algumas curiosidades das equipes:

Ipatinga Atroz, Ipatinga Tigres e Timóteo Titans são praticamente o mesmo time. Podemos considerar um time no Vale do Aço. Além das participações no estadual, já esteve na elite na época do Torneio Touchdown. Tuleba, DL da seleção brasileira e bicampeão brasileiro foi revelado no Ipatinga Tigres. Sagat e Coto que atuam no Galo também saíram do Valo do Aço.

Estreado na categoria full pads em 2015, a Associação GET Eagles de Futebol Americano mudou o nome para BH Eagles na liga nacional de 2016. Em 2017, na Copa Minas e BFA, disputou com o nome Sada Cruzeiro. De 2018 até o momento sendo Galo FA. Com isso, a Associação soma 2 títulos estaduais, sendo um da Copa Minas 2017 e outro do Campeonato Mineiro 2018. Esse ano a equipe busca seu bicampeonato mineiro e terceiro título estadual.

Juiz de Fora Imperadores é uma fusão entre Juiz de Fora Red Fox e Juiz de Fora Mamutes. O time sensação de 2017 foi vice-campeão da Copa Minas e Campeão da Conferência Sudeste na Liga Nacional, conquistando o acesso a elite do Futebol Americano no Brasil. Em 2018, a equipe fez parceria com Cruzeiro, se tornando Cruzeiro Imperadores. Porém, com administração conturbada da época, o time durou 2 meses e desfez da parceria, onde também desistiu de participar da liga de elite da BFA. Neste ano a equipe voltou a participar do campeonato mineiro, se classificando para os playoffs.

Fundado como Belo Horizonte Golden Miners em 2006, logo alterou o nome para Minas Locomotiva. Após 11 anos, fechou parceria com América Mineiro e se tornou América Locomotiva. Manteve a hegemonia em Minas por 11 anos, sendo quebrada pelo Sada Cruzeiro em 2017 na BFA.

Araxá Redwolves em sua primeira competição no ano de 2017, na Copa Minas, se classificou para semifinais e perdeu para o Sada Cruzeiro. O RB Paulo Cesar “Sabonete” fez história com uma corrida de 90 jardas para TD em cima da poderosa defesa do Sada Cruzeiro. A equipe perdeu com placar elástico, mas o vídeo daquela corrida rodou o Brasil. No mesmo ano, Sabonete foi recrutado pelo Rex e atua em Timbó até hoje. A equipe do Triângull Mineiro desacelerou as atividades, mas ainda joga torneios regionais.

Compartilha com a gente as curiosidades que você conhece nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *