A evolução dos Primatas

A cidade de Matias Barbosa, situada na região da Zona da Mata em Minas Gerais, é lar de um dos times mineiros que está evoluindo da categoria No Pad para o Fullpad. Trata-se do Matias Barbosa Primatas.

Fundado em Outubro de 2015 pelo Fábio Longatto, os Primatas tiveram a sua origem com um grupo de amigos que se reuniam aos sábados para jogar uma “pelada” de futebol americano e, aos poucos, foram recebendo cada vez mais adeptos amantes da modalidade esportiva. Com o passar do tempo, perceberam que já não eram apenas um grupo de pessoas que se reuniam nos finais de semana para uma peladinha, mas sim uma equipe em desenvolvimento.

Primatas em Abril de 2016 – Foto: Arquivo dos Primatas

Em 2016 surgiu a oportunidade de disputarem a LIZMAT (Liga da Zona da Mata) com outras cinco equipes na modalidade No Pad. Embora não tenham conseguido o título da competição, ganharam experiência de jogo e começaram o planejamento para tornarem-se uma equipe fullpad.

A migração de categoria estava planejada para o segundo semestre de 2017, porém, com algumas mudanças que ocorreram na região, e com o convite para participarem da LISFA (Liga Sudeste de Futebol Americano), o planejamento teve que ser adiado. A equipe não conseguiu o título da LISFA, mas novos atletas vindos da cidade e de outras equipes entraram para o grupo e, aos poucos, começaram a se equipar.

Primatas x Centauros no No Pad – Foto: Arquivo dos Primatas

No começo deste, ano os Primatas não puderam participar do Campeonato Mineiro e da LIFFA (Liga Fluminense de Futebol Americano), pois ainda não tinham a quantidade necessária de atletas totalmente equipados, mas para o segundo semestre de 2018 o foco é participar da II Copa Ouro, organizado pela FEMFA (Federação Mineira de Futebol Americano).

Foto: Arquivo dos Primatas

De acordo com Thales Bruzan, presidente do Primatas, o nome da equipe é devido a alguns macacos e micos que vivem em uma mata próximo do campo onde treinavam. Inicialmente seria Capivaras, mas como já existe em Viçosa uma equipe com este nome, Primatas foi o eleito. Atualmente o elenco possui cerca de 60 atletas.

Treino dos Primatas – Foto: Arquivo dos Primatas

 

One thought on “A evolução dos Primatas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *