Brasil Onças no Mundial 2019

A CBFA divulgou na semana passada dia 26 de novembro uma nota falando sobre a IFAF (International Federation American Football) ceder uma vaga direto para o Brasil no Mundial de 2019 na Austrália sem a necessidade do jogo eliminatório. Inicialmente o jogo eliminatório seria com a seleção do Panamá em solo brasileiro (na eliminatória de 2015 o jogo foi no Panamá) no dia 30 de março do ano que vem. Ao questionar detalhes logísticos, a IFAF informou que o Brasil está convidado a participar do mundial diretamente.

Com isso, a convocação da seleção que estava prevista para acontecer em dezembro, foi prorrogada para janeiro de 2019. E a CBFA também deixou aberta opções para jogo amistoso nos moldes estipulados para jogo classificatório no mês de junho. Caso alguma federação estadual tenha interesse em realizar o jogo, as discussões estão abertas.

O mundial será entre os dias 23 de julho e 5 de agosto. A cidade sede será Wollongong, no Estado de Nova Gales do Sul (New South Wales), situada a 82 km ao sul de Sydney, na região do Illawara, Austrália. Os jogos serão realizados no WIN Stadium (WIN Sports & Entertainment Centres).

WIN Stadium – (Divulgação WIN Sports & Entertainment Centres)

A Suécia seria a sede do ultimo mundial (2015). Porém, 7 meses antes do evento, em dezembro de 2014, anunciou o cancelamento para sediar. Um mês depois os EUA anunciou Ohio como sede do mundial. Inicialmente 12 países participariam, mas após cancelamento da Suécia, país sede, várias seleções europeias pegaram carona e desistiram de suas participações. Da Europa apenas a França foi para o mundial. Mesmo tendo país vizinho como nova sede, Canadá também desistiu de ultima hora. Por fim, apenas 7 países jogaram o mundial em Ohio. Por conta disso ainda não temos confirmação de todos os países participantes da próxima edição, pois tudo pode acontecer quando se trata do mundial de futebol americano. IFAF enfrenta alguns problemas na Europa. A Alemanha por exemplo, um dos países onde o futebol americano mais cresce no continente, não é federada a IFAF.

Em 2019 será a 6ª edição, e até o momento são 8 vagas:

  • Austrália (país sede)
  • EUA (atual campeão)
  • França (1º representante europeu)
  • Em aberto (2º representante europeu)
  • Japão (representante asiático)
  • México (1º representante continente americano)
  • Brasil (2º representante continente americano)

A 8ª vaga também está em aberta. Tem possibilidade da participação da seleção sul-coreana, mas a China também demonstrou interesse em participar, assim como a seleção filipina, que chegou a jogar eliminatória em 2015, perdendo para o Japão. Não há informação sobre a 8ª vaga ser dada para Ásia, pelo mesmo motivo de “tudo pode acontecer”. A Áustria seria a segunda vaga europeia mas declinou a participação por motivos financeiros e calendário (é no período do Austrian Bowl). México está com a tendência de não participar também. Vamos aguardar novos capítulos dessa novela.

Assim como a participação do Brasil, o convite não quer dizer a confirmação de sua participação. Apesar de que o brasileiro corre atrás e dá o seu jeito (como foi em 2015), dessa vez o caminho é mais complicado. Só do fato de ser um dos países mais longe do Brasil já dificulta e muito comparado ao ultimo mundial. Outro fator, que não deva pesar muito, é o calendário da BFA. Times que cedem muitos jogadores como Galo, Rex e Espectros ficarão desfalcados, mas nada que não dê para ajustar com o comitê gestor da BFA, mas não deixa de ser um problema que pode atrasar o andamento do campeonato e até mesmo ter que realizar jogos seguidos para garantir agenda do Brasil Bowl em dezembro.

A participação da seleção divide opiniões quando o assunto é origem da verba que custearia a viagem. Sabemos que hoje a CBFA não tem condições de arcar com esse custo. Pelo jeito, mesmo após 4 anos desde o ultimo mundial, a ida será da mesma maneira que foi em 2015, na “raça”. A grande diferença é que o nível técnico do Brasil subiu muito, e podemos sim ter resultados bem melhores.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *