Belo Horizonte sediou o primeiro Combine da CFL na América Latina.

No último sábado dia 7 de março, no Centro Esportivo Universo em Belo Horizonte, aconteceu o Combine da Canadian Football League (CFL).

A “CFL 2.0”, um projeto que visa evolução da liga canadense de futebol com 4 pilares principais: excelência operacional, presença internacional, estratégias de mercado regional e participação no futebol, veio a Minas Gerais para construir seu pilar da presença internacional na América do Sul. 

A princípio o Brasil não estava no calendário do Global Combine da CFL, mas através de um grande trabalho realizado por Felipe Pereira, Diretor de Operações Internacionais da CBFA, a liga decidiu, de última hora, realizar a seletiva no Brasil. (Ouça o FABrCast clicando nos links de sua preferência abaixo e saiba mais como aconteceu essa parceria)

https://open.spotify.com/episode/5c6YnVKb5uFtfKOsuqb1eZ?si=Dl_yhGG5S-u5oacRjGoFOg

https://youtu.be/gjhcEVIO1-s

Com pouco tempo para resposta, tendo que encontrar um campo com baixo custo que suprisse necessidade com salas e estrutura para realização do evento, a Faculdade Universo em Belo Horizonte, atual centro de treinamento do América Locomotiva, foi a que atendeu prontamente, confirmando o Combine no calendário da CFL.

Os Combines costumam ser realizados em arenas cobertas, mas no Brasil essa opção é cara, de difícil acesso, ou não tem capacidade espacial para atividade como o “Tiro de 40 jardas”. No Japão, por exemplo, que é o país fora da América do Norte com melhor desenvolvimento de futebol americano no mundo, o Combine foi realizado em campo aberto.

Klaus Pais – GLOBAL COMBINE BRASIL 2020/Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil: (Fotos: Gilson Junio)

Diante de todas as dificuldades, principalmente com a constante chuva ao longo do dia, o Combine foi um grande sucesso e 2 atletas foram selecionados para participar do Combine Global em Toronto, tendo chances de serem draftados em abril pela liga canadense. Klaus Pais (wide receiver do Challengers-SP) e Luis Polastri (linebacker do Rex-SC) serão os representantes brasileiros nessa jornada.

Luis Polastri – GLOBAL COMBINE BRASIL 2020/Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil: (Fotos: Gilson Junio)

No dia, vários voluntários compareceram para ajudar na organização. Além disso, Kenneth “KJ” Joshen Jr, que é agente de atletas da NFL e ex-coach do Cuiabá Arsenal, salientou sobre a cobertura local do evento. “Agradeço à todos vocês pela cobertura in loco. Não é de costume os combines na Europa e Ásia terem esse tipo de cobertura” comentou.

Os canadenses gostaram do que viram, principalmente da paixão dos brasileiros em relação ao esporte. Phillip Gregory Quick, Diretor Global de Recrutamento da CFL, admirou o desempenho e ficou impressionado com a paixão que os atletas tem com o esporte. “Dá pra fazer o cara ficar mais forte, mais rápido, mais técnico. Mas não se ensina paixão”, acrescentou.

Phillip Gregory Quick e KJ – GLOBAL COMBINE BRASIL 2020/Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil: (Fotos: Gilson Junio)

A CFL tem planos para expandir seu programa Combine Global aqui no Brasil, aceitando mais atletas. No planejamento de expansão, é possível que a própria CBFA venha realizar combines regionais e selecionar mais atletas para o Combine Global da CFL.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *