MINAS x RIO

Três equipes cariocas viajam à grande BH neste fim de semana para o prosseguimento da Liga BFA. Das três partidas, duas estão marcadas para o próximo sábado (31/8): Galo x Flamengo e América x Vasco; e uma ocorre neste domingo (1/9): Inconfidentes x Blaze. Esses três jogos em solo mineiro marcam confrontos diretos entre equipes dos mesmos grupos no chaveamento da BFA Elite e  BFA Acesso.

A rodada começa neste sábado (31/8) com América Locomotiva x Vasco Almirantes, às 13h30 no campo da Faculdade Universo. No fim do dia, às 18h, no SESC Venda Nova, o atual bicampeão Galo FA enfrenta o Flamengo Imperadores e, no domingo (1/9), às 15h, o Blaze FA viaja até a Arena Helsingborg para enfrentar o Contagem Inconfidentes. As partidas de Galo e América valem pela BFA Elite, enquanto a de Contagem vale pela BFA Acesso.

Galo e Flamengo se enfrentaram apenas uma vez, em 2017. Sob o nome de Sada Cruzeiro, a equipe mineira derrotou os rubro-negros por 26-7, também no SESC. Foi a primeira vitória de uma equipe mineira sobre uma equipe carioca na divisão de elite na história do FABR. O Galo vem forte, buscando encaixar seu jogo com um novo sistema ofensivo e manter a sequência invicta em curso. Recebendo passes de Yaggo Brito, o corpo de recebedores que tem Sagat, Athos, Mega, Conrado e companhia limitada impõe respeito, mas o jogo terrestre de Rafael Fadini e o MVP Parris Lee é que tem feito o verdadeiro estrago.

Parris Lee falou à Touchdown Mineiro sobre as expectativas: “Eu espero que entremos em campo para jogar um jogo físico e rápido, e espero que a torcida fique feliz com nossa exibição. Minha expectativa é que nosso ataque faça sua melhor exibição, já que temos atletas voltando de lesão e estamos prontos!”. Parris também comentou sobre o novo sistema ofensivo: “Eu sinto que nosso ataque está bem mais equilibrado neste ano. Temos um ótimo coordenador que entende como entregar a bola para os jogadores certos na hora certa, nos colocando em situações melhores para ter uma boa atuação.” Sobre o que espera a respeito de sua própria atuação, o running back nativo da Flórida afirmou: “Os outros times já criaram mais respeito por mim e estão se ajustando ao meu jogo. Por isso é necessário que eu atue com o máximo de empenho em todos os treinos, semana após semana, e chegue no jogo em condição de fazer uma boa atuação.”Com 2 vitórias em 2 jogos, o Galo espera um Flamengo jogando com intensidade, buscando voltar aos playoffs pela primeira vez desde sua derrota no Brasil Bowl em 2016. A equipe carioca está com campanha 1-1, após vitória apertada contra o Locomotiva na última partida. O Galo entra em campo com pleno favoritismo, enquanto os Imperadores são francos atiradores. O ataque liderado pelo quarterback Lucas Santos enfrenta uma histórica defesa, que sofreu somente 7 pontos em dois jogos até agora na BFA.

O América Locomotiva, aliás, busca uma sequência de vitórias para sonhar com a classificação aos playoffs. Após derrota para o Flamengo, a equipe americana viajou a São Paulo, suou a camisa e conquistou uma vitória contra o Corinthians Steamrollers. Após um ano de sonhos em 2018, em que derrotou as duas equipes cariocas que enfrentou: Flamengo e Botafogo, quebrando o tabu de derrotas contra equipes do Rio de Janeiro, o Locomotiva luta para não voltar à realidade de derrotas contra cariocas.

O ataque, conduzido por Jeremiah Aycock jogando under center, está otimista para o duelo deste sábado. O comandante do ataque também conversou brevemente com a TD Mineiro: “Essa semana de treino foi muito boa para o nosso ataque – não posso falar sobre a defesa – mas estamos fazendo um bom trabalho. Bobby [Rosario, linebacker estrangeiro da equipe mineira] está rodando no ataque, e agora poderemos utilizar o potencial dele nos dois lados da bola, de forma que tenhamos os melhores onze jogadores em campo. Sobre esse jogo contra o Vasco, eu sinto que podemos ganhar deles. Eles são um time muito, muito bom, mas não são imbatíveis. Creio que se cada um fizer seu trabalho e executar suas funções tendo atenção aos detalhes, nós nos sairemos bem.”

O Vasco Almirantes, fruto da fusão entre Vasco Patriotas e Botafogo Reptiles, estreou com confiança na BFA Elite, vencendo Macaé Oilers e São Paulo Storm. Buscando manter-se invicta, a equipe fluminense conta com o ataque conduzido pelo talentoso quarterback Tiago Gazelle, que tem como armas os wide receivers Loan Felizardo (que também atua na defesa) e Rudá Andrade, que jogou no Galo em 2018. A principal engrenagem segue sendo o running back Rômulo Ramos, ou “R40”, mantendo o jogo terrestre potente. A defesa conta com o retorno de Holyfield, linebacker que esteve no Tritões FA no ano passado, além das contratações dos norte-americanos Teron Fitzgerald (linebacker, Texas State) e Rhakeem Stallings (safety, Charleston). 

Ainda que a sintonia do ataque esteja melhorando e a defesa esteja jogando mais fisicamente, o América certamente é o azarão nesta partida. O Vasco tem mais jogadores de alto nível nos dois lados da bola, um elenco com muita rodagem e uma comissão técnica experiente. Mesmo jogando fora de casa, os Almirantes tem mais chances de sair com a vitória.

O Contagem Inconfidentes fecha o fim de semana recebendo o Blaze FA. Com as duas equipes com campanhas 2-0 até agora, uma delas sairá invicta e com grande favoritismo em direção aos playoffs. O Inconfidentes começou a disputa pelo acesso com força total, derrotando o Nova Serrana Forgeds em casa e o Tigres FA em Ipatinga. Marcando 48 e 47 pontos em cada uma das partidas, respectivamente, o ataque liderado pelos estrangeiros Bejoe Mundit (QB) e Alex Cardenas (WR) é disparado o melhor da conferência sudeste da BFA Acesso até agora, e o segundo melhor abrangendo as quatro conferências, totalizando 95 pontos marcados. A defesa, porém, cedeu 41 pontos no total, uma média ruim comparada com os principais favoritos para a disputa pelo acesso. 


Foto: Reprodução Facebook / Blaze

O Blaze, apesar de uma fraquíssima campanha de 0-4 no ano passado, vem surpreendendo neste ano. Com vitórias sobre Black Knights e Palmeiras Locomotives, a equipe do Realengo pinta como candidata-surpresa ao acesso. Carregado de ex-jogadores do Flamengo Imperadores, o Blaze FA passou o primeiro semestre de 2019 se preparando para a disputa do torneio nacional, abdicando da disputa do Campeonato Carioca, assim como o Inconfidentes não se inscreveu para o Campeonato Mineiro. O foco no treino de fundamentos e no planejamento para o segundo semestre tem se provado uma boa estratégia  para ambas as equipes, que disputaram os estaduais no ano passado e fizeram campanhas abaixo do esperado na Liga Nacional de 2018.

Com um trabalho ofensivo exemplar, a equipe de Contagem é favorita jogando em casa, apesar da invencibilidade do Blaze FA. O público mineiro pode esperar jogadas ofensivas oriundas do entrosamento de Mundit e Cardenas, além de um jogo com muitos pontos no placar.

 

O Betim Bulldogs receberia o Dark Owls, de Niterói, no Estádio Municipal Pedro Mutti no próximo fim de semana, mas a partida foi adiada devido a problemas no planejamento por parte da equipe visitante. A nova data ainda não foi definida.

Univás Gladiadores, Tigres FA e Nova Serrana Forgeds entram em campo ainda em setembro. No dia 14, Tigres e Black Knights se enfrentam em Ipatinga, enquanto Forgeds e Palmeiras jogam em Nova Serrana. A equipe de Pouso Alegre, por sua vez, viaja a Rio Preto para enfrentar o favoritíssimo Weilers no dia 21.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *